CONTORNANDO O SENTINELA DE PEDRA

Subindo pelo Valle de Vacas e descendo pela Rota Normal, este original programa de 19 dias oferece uma completa visão da montanha mais alta da América, permitindo ao visitante desfrutar a magnitude desta montanha em todo o seu esplendor.

A respeito da Rota

A expedição transcorre por uma rota que é o resultado da mistura entre a Travessia de Polacos, Travessia do Ameghino, Rota do Valle de Guanacos e a Rota Normal. Começa com três dias de trekking pelo Valle de Vacas até o Campo Base Plaza Argentina. Após os preparativos começa o ascenso transitando a primera parte pela Ruta dos Polacos ao Campo 1. Depois faremos uma travessia pelo portão do Cerro Ameghino e seguiremos subindo até o Campo 2. Dali, subiremos ao Campo 3 pela parte superior da rota do Valle de Guanacos, e finalmente chegaremos ao cume percorrendo o último tramo da Rota Normal. A descida será pela Rota Normal. Esta rota permite observar uma paisagem única: a magnificência do Glaciar dos Polacos e a imensidão dos Andes; e o mais importante, permite lograr uma melhor aclimatação e por tanto, mais chances de chegar ao cume.

DATA & CUSTO & INCLUI

DATA: 29/01 a 16/02/2019

CUSTO : US$4.190,00 

INCLUI:

- Guias de montanha profissionais e certificados pela Asociación Argentina de Guías de Montaña (AAGM) ou pela UIAGM. Ratio 1/4

- Transporte: Todos os transportes se efetuam de acordo com o itinerário de maneira grupal em veículo privado, e estão incluidos os seguientes traslados: Transporte aeroporto - Hotel, em Mendoza (18 km). Transporte Mendoza-Penitentes (180 km). Transporte de ida e volta Penitentes-Punta de Vacas, entrada ao Parque Aconcagua (7 km). Retorno a Mendoza desde Horcones (187 km).

-Alojamento:

Cidade de Mendoza: Duas (2) noites de alojamento na cidade de Mendoza, em Hotel 3 ***, base dupla ou tripla com café da manhã. Não inclue meia pensão nem bebidas.
Penitentes: Uma (1) noite em Penitentes em hotel de montanha, base dupla ou tripla. O jantar de boas vindas, o café da manhã e os impostos estão inclusos, não inclue bebidas.
Acampamentos na montanha: Todas as noites da expedição em barracas base dupla ou domo dormitorio, base quádruple ou óituple nos  acampamentos e em barracas base dupla nos de altura, full pensão.
- Comidas conforme anunciadas no Programa Dia a Dia
- Comunicações: Comunicação permanente, por meio de transmisores VHF, UHF, telefones satelitais, entre o campo base e as expedições de montanha, Penitentes e Mendoza.
- Mulas para o transporte de equipamento (30kg./pax) desde Penitentes  a Plaza Argentina – ida e volta. Traslado de 10 kg desde Plaza Argentina a Plaza de Mulas e descenso desde 30 kg desde Plaza de Mulas a Penitentes.
-Domos comedor
-Equipamento Médico: Nossos Acampamentos Base contam com kits de medicamentos e a sua própria câmara hiperbárica, equipo de oxígeno, oxímetrose kits de primeiros socorros. Os guías transportam um kit médico para os acampamentos de altura.
-Tendas Dormitorio e Banheiros
 
Este programa NÃO INCLUI :
     
           Passagens aéreas (Brasil/Mendoza)
           `Permiso´ de ingresso ao Parque (Imposto do Governo de Mendoza, segundo a data).
           Equipamento Pessoal.
           Resgate e outros custos provenientes do abandono da expedição.
           Gastos Pessoais (gorjetas, lavanderia, telefone, bebidas, porters ou outros itens não                     especificados antes.)
           Noites extras no hotel no caso de adiantar o retorno por qualquer motivo.
           Comidas em Mendoza.
           Outros serviços não listados como inclusos.

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA

Dia 01-MENDOZA -Altitude: 760mts.
Na chegada ao aeroporto, um representante da RUTAS DEL VIENTO estará esperando. A hospedagem será num confortável hotel onde, após um tempo para descansar, ocorrerá uma reunião em grupo para conhecer o guia e os demais membros. Alojamento: Hotel base dupla ou tripla. - Transporte: Aeroporto– Hotel em Mendoza.

Dia 02 - Mendoza / Penitentes–Altitude: 2700mts.

Após obter a permissão de ingresso ao parque assistido pelo guia, um micro-ônibus nos levará para a Villa de Penitentes, organizaremos as cargas, que serão transportadas pelas mulas e passaremos a noite num Hotel de montanha. Transporte: Mendoza– Penitentes – Alojamento: Hotel de montanha – Comidas incluídas: Café da manhã e Jantar.

Dia 03 · Penitentes / Pampa de Leñas – Altitude: 2950mts.

Trasladaremos a Punta de Vacas, entrada do Parque Provincial Aconcágua. Os `permisos´ serão controlados no posto do Guardaparques. Depois começaremos a caminhada de 4 ou 5hrs para Pampa de Leñas, iniciando o trekking de aproximação de 3 dias para o Campo Base Plaza Argentina. Transporte: Penitentes–Horcones – Alojamento: Barraca– Comidas incluídas: Café da Manhã, Almoço e Jantar.

Dia 04 · Pampa de Leñas/ Casa de Piedra – Altitude: 3240mts.

Subiremos gradualmente até um acampamento intermediário pela Quebrada de Vacas, chamado Casa de Piedra que levará de 6 e 7 horas. Daqui será possível obter a primeira e incrível vista da face Leste do Aconcágua. Aqui passaremos a nossa última noite de aproximação ao Campo Base, Plaza Argentina. Alojamento: Barraca- Comidas incluídas: Café da Manhã, Almoço e Jantar.

Dia 05 · Aproximação desde Casa de Piedra a Plaza Argentina– Altitude: 4.200mts.Começaremos um trekking de 5 a 6 horas, subindo pela Cuesta del Relincho, que nos levará à Plaza Argentina inferior. Aqui poderemos observar os últimos vestígios da flora alto andina, antes de seguir a rota para os glaciares, onde está localizada a Plaza Argentina. Alojamento: Barraca- Comidas incluídas: Café da Manhã, almoço e jantar.

Dia 06 · Dia de descanso em Plaza Argentina – Altitude: 4.200 mts.

Na Plaza Argentina descansaremos e utilizaremos o dia para nos aclimatar à altura. Junto ao guía iremos à checagem médica, reorganizaremos e revisaremos o equipamento e prepararemos as cargas para o dia seguinte. Alojamento: Barraca- Comidas incluídas: Café da Manhã, almoço e jantar

Dia 07 · Porteio de equipamento e comida para o Campo 1 – Altitude: 5000 mts.

Transportaremos parte do equipamento e a comida para que as nossas mochilas estejam o mais leves possíveis no dia da escalada e fundamentalmente para nos adaptar gradualmente à altura. Durante o porteio ao Campo 1, alcançaremos a altitude de 5000 mts. Depois retornaremos para a Plaza Argentina.
Alojamento: Barraca- Comidas incluídas: Café da Manhã, Almoço e Jantar.

Dia 08 · Descanso no Campo Base – Altitude: 4200 mts.

Este é um dia que utilizaremos principalmente para recuperar energia, descansar, hidratar e nos alimentar abundantemente. Alojamento: Barraca- Comidas incluídas: Café da Manhã, almoço e Jantar.

Dia 09 · Subida do Campo Base ao Campo 1 – Altitude: 5000 mts.

Iniciamos a subida para o Campo 1 pela primeira parte da Ruta dos Polacos. Após 5 a 6 horas caminhando por terreno fácil chegaremos ao Campo 1(5000 mts). Ali encontraremos o que deixamos no dia anterior. Montaremos o acampamento e depois dividiremos as cargas que serão trasladadas ao Campo 2 no dia seguinte. Alojamento: Barraca- Comidas incluídas: Café da Manhã, Almoço e Jantar.

Dia 10 · Porteio de equipamento e comida para o Campo 2 – Altitude: 5.500 mts.

Continuaremos a nossa aclimatação gradual à altura. Durante o porteio ao Campo 2, alcançaremos à altitude de 5500 mts. Este é um dia puxado, perto de 6 horas de caminhada para o Campo 2. Depois retornaremos para pernoitar no Campo1. Alojamento: Barraca- Comidas incluídas: Café da Manhã, Almoço e Jantar

Dia 11 · Descanso no Campo 1 – Altitude: 5.000 mts.

Utilizaremos este dia para recuperar energia, descansar, hidratar e nos alimentar abundantemente. Devemos nos preparar mentalmente para a etapa final. Conversaremos com nossos colegas de expedição e discutiremos a estratégia e o plano final de ascensão com os nossos guias. Alojamento: Barraca- Comidas incluídas: Café da Manhã, Almoço e Jantar.

Dia 12 · Subida ao Campo 2 – Altitude: 5500 mts.

Começamos a subida do Campo 1 ao Campo 2 usando a rota do Col. do Ameghino. Alí encontraremos o porteio que deixamos dois dias antes. Montaremos o acampamento e dividiremos novamente as cargas que trasladaremos no último porteio para o Campo 3.  Alojamento: Barraca- Comidas incluídas: Café da Manhã, almoço e Jantar.

Dia 13 · Subida ao Campo 3 “Colera” – Altitude: 6000 mts.

De manhã cedo, após tomar o Café e desmontar as barracas, começaremos a ascensão de aproximadamente 4 hrs. Tomaremos a última parte da rota do Valle de Guanacos Superior. Nosso Campo 3 está localizado a mesma altura que o Refúgio Berlín (pela Rota Normal), situado estrategicamente para suportar os fortes ventos. Alojamento: Barraca- Comidas incluídas: Café da Manhã, almoço e Jantar

Dia 14 · Cume – Altitude: 6.962 mts.

Hoje é o dia mais exigente da nossa expedição. Escalaremos pelo filo Norte até o Refúgio Independência a uns 6.500 m. Logo, escalaremos através da “Portezuelo del Viento”, seguindo pela “La Canaleta”, e o “Filo del Guanaco”, que nos leva ao cume.
O prêmio está esperando por nós, uma vista de 360° e a experiência da superação, que só se entende uma vez que o alcancemos. Ao final desta experiência, se desce até o Campo 3. Alojamento: Barraca – Comidas incluídas: Café da Manhã, Almoço e Jantar.

Dias 15 e 16 · Dias de reserva no caso de mau tempo.

No nosso itinerário dispomos de dois dias extras para tentar o cume. Estes dias são para garantir a maior quantidade de oportunidades de chegar ao cume. Alojamento: Barraca – Comidas incluídas: Café da Manhã, Almoço e Jantar.

Dia 17 · Descenso ao Campo Base Plaza de Mulas.

Descenso desde o Campo 3 ao Campo Base Plaza de Mulas, o maior acampamento do Parque Aconcágua. Ali disfrutaremos de uma jantar especial para celebrar a experiência e disfrutaremos a vista da imponente parede oeste do Aconcágua. Alojamento: Barraca – Comidas incluídas: Café da Manhã, Almoço e Jantar

Dia 18 · Retorno a Penitentes e Mendoza.

Após o café iniciaremos o descenso desde Plaza de Mulas até Penitentes. Um transporte privado estará esperando para iniciar o caminho de retorno ao hotel na cidade de Mendoza. Transporte: Horcones – Penitentes – Mendoza – Alojamento: Hotel BASE DUPLA OU TRIPLA –Comidas incluídas: Café da manhã e Almoço na estrada.

Dia 19 · Mendoza

Café da Manhã no hotel. Check Out. Fim dos nossos Serviços.

 

NOTA
O itinerário proposto está sujeito a mudanças devido a contingências climáticas ou de força maior que coloquem em risco a segurança do grupo. Os guias se reservam a autoridade de variar os programas de acordo com o seu critério. Você pode ter certeza que qualquer mudança, se baseará em 2 fundamentos: maximizar a segurança e as probabilidades de êxito.